ESCLARECIMENTO SOBRE A NÃO RENOVAÇÂO DA MOLÉCULA PENCICUROM (Monceren 250 SC) NA UNIÃO EUROPEIA

ESCLARECIMENTO SOBRE A NÃO RENOVAÇÂO DA MOLÉCULA PENCICUROM (Monceren 250 SC) NA UNIÃO EUROPEIA

A quem possa interessar.

A Cross Link Consultoria e Comércio Ltda., empresa do grupo GOWAN, em busca de ser transparente para-com todos, vem trazer esclarecimentos sobre a não renovação da molécula Pencicurom na União Européia (EU), ingrediente ativo do fungicida Monceren 250 SC, recentemente adquiridos da empresa Bayer.

Primeiramente o produto não foi banido como alguns meios internacionais divulgaram, e sim, terá seu registro expirado pelo motivo de que a anterior proprietária da molécula decidiu por não renová-lo, devido à questões estratégicas. Com isso, a Comissão Europeia (CE) votou, em Fevereiro de 2020, para estabelecer o novo LMR em batata, principal cultivo de uso, em 0,01 mg/kg. Embora essa decisão não tenha sido oficialmente adotada, acreditamos que ela será deferida e que o status de aprovação seja retirado antes da data de vencimento, 31/05/2024. Até então, a molécula segue aprovada com o LMR atual de 0,1 mg/kg, podendo ser consultada na página oficial da CE (link).

O cancelamento do registro da molécula na UE significa que, quando oficialmente aprovado, todo produto a ser exportado a Europa deverá respeitar o novo LMR a ser implementado. No caso do Brasil o impacto é mínimo, uma vez que as culturas em que se aplica tem sua produção fortemente direcionada ao mercado interno. Assim como, o LMR na monografia aprovada pela ANVISA não mudará, podendo o uso seguir conforme bula vigente do produto.

A Cross Link, compromete-se em manter os seus clientes atualizados quanto as novas informações referentes à situação de seus produtos.

Atenciosamente,

CROSS LINK CONSULTORIA E COMÉRCIO LTDA.